segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Festa da Jsac - Agradecimento dos Filhos

Pais jovens e geradores da JSAC:

A sensação é de que tudo isso que estamos vendo hoje surgiu como em um sonho pintado à luz de velas, desses que vieram embalados nos lindos pincéis do Espírito Santo. Com vocês entendemos como Deus age, reage e interage: com risadas, festas, alegria, respeito e responsabilidade. Vendo o palco, cenário e figurino que vocês comporam, nunca acreditei, e nem aprendi, sobre Deus ser carrancudo e sequer velho, é o mais belo dos jovens; por isso sei do Seu reflexo quando olho este grupo. 
Ah, se soubessem o quanto a união de vocês significa para nós! O respeito que temos hoje pelo outro, os caminhos certos que optamos na escola, faculdade, as vezes que somos tentados a errar, a cometer infrações - das mais pequenas as mais complexas – e tiramos de letra as escolhas; logicamente que a “letra” que me refiro é a do jovem, sempre tão tensa, indecisa e incerta. 
Sei também que Deus, quando olha este grupo, tem certeza que o trabalho foi bem feito; que orgulho de pai Ele deve sentir. Acredito que seja o mesmo orgulho que vocês têm quando olham para a gente e nos acham os mais bonitos, inteligentes, altos (e sabemos que nem somos tanto, né?). Deus deve olhar para os anjos e santos lá céu, apontar aqui pra terra, mostrar este grupo e se gabar: - Eu que fiz.
Sim, como vocês são jovens. Jovem é a retratação máxima de Jesus na terra, que nada mais fez do que ser jovem, do que ser pleno na sua juventude e na sua caminhada. 
Jovem é aquele que não tem medo dos novos obstáculos, dos velhos desafios. Jovem é aquele que salta longe impulsionado por uma vontade, por um desejo, que as vezes nem tem nome. O que são esses impulsos todos, me pergunto? Como cristãos, sabemos, é o Espírito santo. É Ele que move. É Ele que comove. É Ele que é chão e poeira. É Ele que é paz e suor. É Ele e Nele que somos, seremos e fomos fruto de um trabalho amante-amado. Trabalho fervoroso e sorridente chamado JSAC.
Penso agora, vendo vocês, que não há limites na vida, e mais, não pode haver limites para a caridade e para a formação de uma família, afinal, vocês nos ensinaram isso. 
Quantos pais, nós, filhos da JSAC temos; quantos exemplos diferentes, mas que dançam a mesma valsa; às vezes o mesmo tango; as vezes o mesmo samba.
É só assim que sei enxergar Deus: na simplicidade, no sorriso dos excluídos e no amparo ao miserável. Frei Betto, citando o incrível Dom Helder Câmara foi categórico: "Pobreza é viver do indispensável. Miséria é precisar do indispensável.".
Aprendi a ser pobre e não querer ostentação na minha vida. Aprendi que alguns colchões a mais na nossa sala são sempre bem vindos e que a comida sempre dá pra mais um, seja ela um pão, seja ela um banquete.
Não me lembro de uma JSAC de poucas pessoas. Não me lembro de uma JSAC séria na feição. Lembro de casa cheia; de um lugar de paz e de sorriso, às vezes uma lágrima, onde deixamos escorrer no nosso rosto a lembrança de que somos seres humanos e por isso também erramos.
Se hoje somos filhos da JSAC é porque temos pais da JSAC. Se hoje somos preocupados com a nossa história como cristão, é porque tivemos as belas mãos que nos deram os primeiros cadernos e nos contaram as primeiras histórias.
Guardamos as nossas escritas, nossos sabores e nossas inquietudes, todas as noites quando nos deitamos. E como filhos que somos, ao depararmos com questões que envolvem o que é ser bom e viver de acordo com o cristianismo, os Jovens São-gonçalenses Amando Cristo são os primeiros a virem nas nossas cabeças. 
Não entendo quando ouço colegas falando de desunião entre filhos e pais. Não aprendemos o que é isso.
Dentro dessa imperfeição humana que somos, cresci vendo a perfeição das tentativas e das nobres vontades cristãs de vencer como ser humano. Aqui, temos grandes seres humanos, que continuam passo a passo sendo cada dia mais jovens, ta certo que com mais história e mais idade.
Acho que a palavra “obrigado” é desnecessária, melhor mostrar a nossa gratidão quando estendemos as nossas mãos ao próximo e ao reino dos Céus, afinal, buscando primeiro Ele, tudo mais nos será acrescentado; não é assim que nos mostraram?
Obrigado pais que sabem como ninguém amar a cristo e tentar, na pontinha da nossa imperfeição humana, viver como ele viveu.
Com todo carinho dos filhos da JSAC.
Setembro de 2010.

3 comentários:

  1. Esta foto é de 1987. Geisa está no carrinho, Uyara está no colo de Lucimar. Os outros filhos são Reginaldinho, Padre Juninho, Tadeuzinho,Suellen ,Lídia, Nara, o tempo passou rápido. E neste dia 25 de setembro nossos filhos fizeram esta linda homenagem. Deus os abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Primeiro, a gente suspira... curte... comenta depois... pra não fazer feio!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionada com a homenagem que nós pais recebemos. Tudo valeu a pena. Deus nos escolheu e nós dizemos sim, Ele cuida de nós e de nossos filhos. Que essa amizade dos nossos filhos, que começou na infância continua pela vida inteira. Eles se amam, e esse é o maior presente que recebemos do nosso Deus. Obrigada a todos que me ensinarão o caminho da fé. Amo a todos.

    ResponderExcluir